Raïssa de Góes — palestra-conversa - 16/08

Descrição do evento
Raïssa de Góes — palestra-conversa
15/08 (sexta-feira), 19h
16/08 (sábado), 18h
SOMA – People & Culture, Curitiba
Entrada gratuita
Raïssa de Góes (Rio de Janeiro, 1976) vive e trabalha no Rio de Janeiro. Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio (2017) e mestre pela mesma instituição (2012), desenvolve pesquisa que aproxima literatura e artes visuais. Atua em artes visuais e escrita/literatura. Indicada ao Prêmio PIPA em 2015 e 2017.
Participa da mostra coletiva AQUI ONDE ESTOU — resto, risco, ruína e rastro, em cartaz até setembro na SOMA – People & Culture, com curadoria e participação de Analize Nicolini. Artistas: Analize Nicolini, Kamilla Nunes, Aline Natureza, Raïssa de Góes, Luiza Baldan, Ana Campanella (UY), Bárbara Oettinger (CL), Sebastián Errázuriz R. (CL), Tony Camargo. São 15 obras articuladas por três perguntas-eixo: Quem pode falar e ser ouvido? Como corpos e territórios resistem? O que a arte propõe aqui e agora? Vetores curatoriais: resto, risco, ruína e rastro.
Em O que resta do esquecimento — um olhar sobre as possibilidades do traço, Raïssa propõe um esquecimento que não apaga, mas acompanha como sombra. Dialoga com Diário (2003–2009 / 2025), na qual apaga, letra por letra, os diários de Katherine Mansfield e transfere o texto à fita corretiva, criando uma “escrita do esquecimento” que transforma o silêncio em resistência. Indicada ao Prêmio PIPA em 2015, a obra integra o conjunto de 15 trabalhos em exibição.
Você já pensou no esquecimento não como apagamento, mas como companheiro da memória? Venha refletir conosco e experimentar como restos, rastros e silêncios também podem escrever histórias.
Este evento já aconteceu e não é mais possível adquirir ingressos.